TEFE-AM

Fotos da cidade de Tefé - Amazonas ... uma cidade de encantos e beleza. Pode crer!

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC)

EDITAL SELEÇÃO BOLSISTAS 2008-2009

Encontram-se abertas, até as 12h00 do dia 31/07/08, inscrições para 13 vagas do
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIc) do Conselho
Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), junto ao Instituto de
Desenvolvimento Sustentável Mamirauá.
As vagas estão abertas para alunos universitários regularmente matriculados no
CEST-UEA, que preencham os requisitos mínimos abaixo:
· Ter cursado pelo menos 1 semestre acadêmico
· Comprovar bom desempenho escolar, sem reprovações
· Ter disponibilidade de 1 período (4 h) por dia (manhã ou tarde) durante a
semana (2.a a 6.a) e durante o período de vigência da bolsa: agosto 2008-julho 2009
(atenção: o edital não prevê férias durante o período)
· Demonstrar interesse para desenvolver um projeto científico
· Apresentar aptidões específicas, de acordo com o projeto ao qual estiver se

LUTA INDÍGENA NA CÂMARA DE VEREADORES

Em nossa cidade pouco se sabe o que é a realidade de uma comunidade indígena, apesar de ser tão próxima, é de difícil visitação. Os três povos Ticuna, Kambeba, Kocama, tem unido forças para conquistar suas reivindicações ao longo dos anos principalmente na área da educação. . .

Nas comunidades indígenas da Barreira das Missões, existem as séries iniciais de ensino fundamental acompanhado de aprendizado na língua nativa, por este fato, percebe-se que há um choque de culturas e isso traz um prejuízo para a criança indígena, uma vez que ela é ensinada com materiais didáticos elaborados por autores não indígenas, o qual o conteúdo é direcionado principalmente para a vivência em cidades, gerando muitas dúvidas e improviso na adaptação dos assuntos abordados para o cotidiano da comunidade indígena local. .

Liberta! Médio Solimões

Liberta! Médio Solimões

POLÍCIA OMISSA É POLÍCIA CORRUPTA!

POLÍCIA OMISSA É POLÍCIA CORRUPTA!
Estão acontecendo em Tefé quase todos os dias, roubos de motocicletas de vários modelos, o que vem sendo rotineiro, os locais em que são abandonados os restos das motos roubadas já são conhecidos e queixas na Delegacia são feitas.

No entanto, acontece de duas formas, a primeira é que as queixas são dadas e a Delegacia se demonstra preguiçosa pelo fato de demorarem muito a chegar ao loca do achado, levando até dias, o que não passa de uma distância de 2km.

A segunda, foi o caso de Duanilce da Cunha Mota, comenta que: Quando a polícia vai ao local e recolhe as peças encontradas e guardam numa sala da Delegacia, não é feito a discriminação das mesmas, e passam dias nesta sala da Delegacia, e pelo fato de seu propietário ter acompanhado a leva das peças e saber quais foram achadas, quando vai a delegacia pegar o que encontraram a meses(veja o tempo), se espanta mais ainda porque dentro da própria Delegacia sumiram mais peças, e o prejuizo de roubo tanto por ladrões e a ainda polícia, faz os tefeenses não acreditar, que haja justiça por parte da instituição que prega a proteção e segurança mútua em Tefé.

Não Deixe Meu Rio Secar!

Não Deixe Meu Rio Secar!
Não deixe meu rio secar, agonizar e morrer, o que será deste mundo se o rio e a mata desaparecer. Não devasto e não devastem, meu filho precisa crescer e a vida depende da vida pra sobreviver.

Cadê pau pra canoa que não tem, nem madeira pro meu tapiri, a paca, o tatu e a cotia já fugiram daqui. Tem fumaça no ar e tá queimando meu chão, é preciso para com tanta destruição, a humanidade pode perder o juízo mas não a razão.

Cadê peixe na mesa que não tem, nem farinha pro meu curumim, a vida depende da vida e não saio daqui.

PROTESTOS E REVOLTA CONTRA A CEAM

PROTESTOS E REVOLTA CONTRA A CEAM
Desde o começo do ano, que os problemas de energia elétrica em tefé, é algo que atrapalha todos os tefeenses e que certa maneira provora a ira de quem paga todo o mês energia (valor alto) e tem que passar por humilhações por conta do descasos dos inúmeros prejudicados pela CEAM, uma companhia energética falida, e que não como se sustentar, trabalhando no VERMELHO, como dizem seus próprios funcionários.

Por isso a população com revolta e ódio pelo monopólio capitalista energético no interior do Amazonas, nós tefeenses temos que fazer manifestações cada vez mais constantes, porque hoje se torna inaceitável termos que para de estudar, trabalhar, ter iluminação em casa, nossos compromissos, tudo isso dependente de blackout, ou seja, quando vai faltar energia ou não. E convenhamos, todos em Tefé já estamos de saco cheio desta problemática, e que a queima de mais patrimônio que não é público (privatizado), e sim de um grupo de pessoas que não estão nem aí para o que pessamos, vai ocorrer de uma maneira ou de outra, não dá mais para conviver em uma cidade onde o maior problema para quem vive nela é a falta de energia elétrica, uma cidade de pouco mais de 50.000 habitantes vivendo nas escuras é algo inacreditável.

Tux na Xibé - Um Coletivo Tech

É isso mesmo, na xibé estamos agregando pessoas interessadas em participar de um coletivo que objetiva aprender, estudar e dominar SO Linux e seus programas a gosto.

Para participar, reunião de discussão sábado dia 13 às 10h da manhã. Temos um site de consulta e publicação de conteúdo para estudo. Participe! Seja Linux!

Clique aqui para visitar o site do Tux na Xibe

UFO invade o céu de Tefé

Depois de muitos meses atrás, o município de Tefé teve a curiosidade de definir o que seria de tão grande a ser construído, quando existia um paredão de tábua ao redor de tal construção concebida pelo governo atual. Foi um tempo de poderíamos nos perguntar: - O que será que vai ser construído neste lugar que vale quase 1 milhão de reais? Aos poucos foi-se dando forma ao que comentavam ser uma imensa área de esporte e lazer, outros diziam ser quadras de salão comunitárias, e por sua vez um teatro municipal a céu aberto.

Bem como podemos ver hoje, e uma cobertura de folhas de alumínio com sustentação de ferro e pilares de concreto e pequena arquibanca cercada de uma área denominada praça(sem nome). O bom da história é que mudou paisagísticamente aquele lugar, mas a população comenta muito que seria melhor ter mantido o tablado gigantesco de antes, considerando que até hoje essa construção não foi ainda entregue ao município(não sei por que? talvez campanha política), os tefeeses de hoje vêem aquilo suspenso como obra alienígena,mas precisamente um aeroporto de OVNIS em Tefé, um caso que ufologia talvez poderia nos explicar da tal existência.

ABIAL - O BAIRRO DO FUTURO PREFEITO

Não é de hoje que o bairro Abial é esquecido quase que totalmente pelas gestões municipais que passam por ela, é um lutar constante de todos os moradores para a melhoria das ruas, seja a gestão de ontem, de hoje ou do amanhã, sempre é o mesmo bairro, sempre é a mesmas desculpas eleitoreiras.

Para se ter acesso ao bairro, embarcamos no que chamamos de catraia, nos levando ao outro lado da margem e chegando a este bairro querido, o bairro Abial. Quem já foi lá vê que são pessoas acolhedoras, trabalhadores e humildes, na sua maioria vive diretamente do pescado, tem seus equipamento que são as malhadeiras, tarrafas e arpões.

Pelo fato de ser um bairro próximo do centro, há bastante movimento e investimento de comércio no lugar, mas o quantitativo de moradores é uma preocupação, pelo fato de ser uma população de aproximadamente 3.500.00 habitantes, existe uma concentração grande de pessoas desempregadas, namaioria jovens, e se não tem emprego, vão pescar e pegando muito peixe, vendem para as famílias ou para um frigorífico que fica no bairro.

O NORMAL EM TEFÉ, É PAGAR A CONTA DO MÊS E FICAR SEM ENERGIA ELÉTRICA

O NORMAL EM TEFÉ, É PAGAR A CONTA DO MÊS E FICAR SEM ENERGIA ELÉTRICA
Bem, como já publicado antes, nossa querida Tefé sofre abusos em blackouts constantes, ficar no escuro virou moda aqui nesta cidade, uma vez que pensamos em uma cidade compotencial de crescimento, vem a CEAM e passa uma rasteira na gente, pense quando precisamos de raio X no atendimento hospitalar, quando os postos de saúdes então ficam cheio de crianças a espera de uma inalação, prejudicando o tefeenses que não tem por onde gritar por socorro. O alto índice de desemprego, tudo isso fruto da falta de energia na princesinha do Solimôes, uma vez que ninguém traz suas tecnologias para cá, e correr o risco de todas queimarem. Nós tefeenses não vemos a hora de nos converter na antiga EGA, como era conhecida a Tefé nos antepassados de nossos avós.

O que passamos hoje está muito longe de terminar, nossa esperança de um amanhã melhor já são pensamento de poucos, passeatas e reivindicações já houve por muitas partes. Soubemos através de uma audiência final do ano passado(2006), que a CEAM recebe um valor colaborativo que é descontado na contade muitos mineiros, isto fora outros estados envolvidos. Se alguém sabe bem mais a fundo sobre este assunto, nós tefeenses ficaríamos agradecidos em publicar neste espaço democrático, que é este site.

Acadêmicos de Tefé decidem paralizar

Acadêmicos de Tefé decidem paralizar
Os acadêmicos de Tefé, decidem paralizar reivindicando mais bolsas para a fomentação da iniciação científica, a muito tempo o governo do estado não se preocupa com o CEST/UEA, universidade do estado em Tefé, e mostra total desinteresse com os acadêmicos do interior do amazonas, principalmente a cidade de Tefé, onde ela atende muitos outros município ao redor da mesma.

Já ouviu-se muito de Tefé ser a cidade Pólo do Interior, mas quando se trata na qualidade de ensino, esta gestão estadual esquece que tem municípios, e foca só a capital manaus desmerecendo todos os demais.

Cansados de só promessas mentirosas e reuniões de mudança, todos os acadêmicos do município de Tefé, mais particularmente, do CEST/UEA, estão em protesto e reivindica este abandono na disponibilização de bolsas para iniciação científica.

O Mistério do Diesel e Motor de Luz

Há séculos o Município de Tefé no Amazonas, sofre com a incrível falta de energia elétrica. A população não acredita mais na Companhia Energética que já vem enganando os Tefeenses, o mais impressionante ainda é que mesmo com os apagões de 3 em 3 horas, a conta do consumidor é algo que vem só crescendo. Já houve reivindicações por parte de jovens da sociedade, as entidades sem mexem com a esperança de mudança.

Em dezembro de 2006, tivemos uma audiência pública na câmara dos vereadores, onde a Rádio X((i))bé ocupou e transmitiu a audiência que poucos iriam ouvir, desde lá soubemos que a falta de investimentos é uma das causas, sendo que a companhia se encontra com falta recursos(falida). E não tem como melhorar toda a malha de fiação....

Neste momento em Tefé, estamos com frenquente falta de energia, os hospitais perdem medicamentos, atendimentos a crianças e idosos é motivo de proliferação de doenças não resolvidas....

Tudo isso, hoje estamos a nos revoltar e perguntamos porque o município de Tefé, não de interresse dos governantes a resolução desse problemas..... mas abra o olho cidadão pois as eleições estão chegando como bicho papão, e prometendo a você não vai mais acontecer o que já está a séculos.... Liberdade de Expressão!!!!

Tefé teus encantos e Beleza

A cidade de Tefé, destaca-se dos demais municípios da região por ser um município cheio de mistérios e belezas. Belezas estas, indescritíveis aos olhos de quem não o conhece. Com uma vegetação exuberante e clima equatorial, atrai pessoas de diferentes raças e crenças que buscam conhecer este pedaço do Amazonas. O encontro consigo mesmo é propiciado pelo ar de misticismo e a natureza em abundância.

A vegetação é um verde que canaliza suas águas para as inúmeras nascentes. Na maior parte do ano, tempo de calor que designamos como verão, os rios distribuem suas águas nos lagos, tornando a paisagem bela. Já em tempos de friagem, as cores se misturam e a abundância de flores e frutos, animais exóticos que tomam conta deste cenário.

Aos arredores tem uma fauna com importância mundial pela grande diversidade de espécies encontradas na região. Não é à toa que o local é um dos pontos de visitação. Os visitantes podem encontrar paisagens inesquecíveis como o lago de Tefé, Banhos em igarapés, sítios com as variedades infinitas de frutas e legumes e muita pescaria no rio. Cada um deste com suas belezas e suas infinitas particularidades.

Divulgar conteúdo