Petição Pública em favor das comunidades indígenas do baixo Teles Pires Mato Grosso/ Para atingidos por 3 hidrelétricas.

Prezados segue o endereço referente ao Abaixo-assinado "Manifesto dos Povos Indígenas sobre os Aproveitamentos Hidrelétricos nos rios Teles Pires, São Manoel e Foz do rio Apiacás, direcionado para: o Presidente da República Federativa do Brasil; FUNAI; MPF; MPE; Ministério de Minas e Energia;Ministério da Justiça.

http://www.peticaopublica.com.br/PeticaoVer.aspx?pi=P2011N14647

O impacto socioambiental ocorrera entre os Estados do Para e Mato Grosso, região de patrimônio natural de rara beleza e de incrível diversidade de fauna e flora, um dos últimos lugares da Amazônia de terra firme que abriga florestas de mogno e o raro macaco aranha de cara branca. Foi através dos índios da região que recentemente o mundo científico conheceu o papagaio careca.

A conservação da região é mérito dos povos Kaiabi, Munduruku e Apiaká, nela esta toda a memória e cosmologia das comunidades.

Contrariamente a tudo o que ja foi decretado e convencionado com base nas leis brasileiras em favor aos direitos humanos, comunidades tradicionais, desenvolvimento socioeconomico sustentável, conservação da biodiversidade e repartição dos benefícios, os projetos de aproveitamento hidroelétrico do PAC aparecem como um "bestafera" assolando a dignidade e subjugando o entendimento da sociedade.

Solicito a todas as “tribos” de vermelhos, brancos, amarelos, pardos, negro e mulatos que leiam e assinem se considerarem justo o pedido dos povos indígenas atingidos por esse empreendimento. Solicito também que reencaminhem a petição para suas redes sociais.