Nível do Rio Amazonas volta a diminuir em Iquitos no Peru

As informações são do Dhn (La Dirección de Hidrografía y Navegación de la Marina de Guerra del Perú). No inicio do mês de Setembro a própria instituição peruana mostrava uma pequena subida no nível do rio, a situação começou a mudar a partir do inicio deste mês (outubro).

Pela sua posição geografia a cidade de Iquitos (Peru), é de extrema importância quando o assunto é o nível do rio, ou seja, se os dados indicam uma queda no nível da água, essa respectivamente acontecerá nos demais rios da Bacia Amazônia. Nesse sentido já podemos espera para próximas semanas uma pequena queda no nível do Rio Solimões e seus Afluentes.

A estiagem deste ano tem se configurado com uma das piores já enfrentadas pelos moradores da Bacia Amazônica. Muitas cidades no Estado do Amazonas já se encontram em situação de extremo isolamento. Situação de emergência foi decretada nos municípios Tabatinga, Benjamim Constant, São Paulo de Olivença, Atalaia do Norte, Uarini e Alvarães, na região do Alto e médio Solimões, e Itamarati, Ipixuna e Guajará, na região do rio Juruá.

Pelos dados da instituição peruana os rios devem diminuir ainda mais nos próximos dias, o que deve colocar em situação de extrema atenção a defesa civil do Estado do Amazonas.

Link do site da instituição peruana: http://www.dhn.mil.pe/app/menu/servicios/rioamazonia/index.asp