O direito de Comunicar, por que eles podem e nos não???

Radio comunitária ela tem que ter a voz e a identidade de uma comunidade onde todos podem ter voz de falar a realidade. Ele tem cinco princípios que são: solidariedade, companheirismo, cooperação, compromisso com a comunidade e Ação Social nossa radio não visa lucro, não é Religiosa, não descrimina sexo, cor, religião ou opção sexual, nem se envolve em atividade econômica e nem é ante profissional ela funciona como coletivo sem visar ganho financeiro por isso não temos patrocínio e nem vamos atrás de tais coisas, se envolvemos com o social e o bem estar da comunidade em geral e a do nosso bairro que altamente descriminado pelos demais bairros, na área da musica nos tocamos de um tudo do samba ao rock, tocamos um som para todo o nosso município e levamos informação profissional de cursos para quem precisa essa é a nossa Radio se a pessoa não gosta de determinada musica ela vai lá e participa do coletivo das reuniões escolhe um horário e Poe o seu tipo de musica assim é que funciona a radio não pagamos ninguém e também não somos pagos, somos livres assim como o ar é livre por isso transmitimos protegidos pela constituição federal artigo 225 que diz ‘‘O Ar È um Bem Ambiental’’, é uma radio do povo para povo e pronto.
Meio de comunicação não é moeda e uma antena na comunidade e desobediência civil, no Brasil há 356 emissoras se organizam em seis redes nacionais. Diariamente a programação é difundida para 53. 573. 000. Aparelhos receptores de TV... ‘‘Mídia e Dados, 1998’’. Em nenhum dos meios citados acima uma determinada comunidade ou bairro tem voz livre para falar abertamente dos problemas de sua comunidade.
Em Tefé possui uma filial da TV Globo, Boas Novas, SBT e Rede Vida, três Rádios comerciais com transmissores de alta potenciam e apenas duas raios livres comunitárias funcionado com um transmissor de baixa potencia na freqüência, dentro dos limites permitidos pela ANATEL, as rádios livre de Tefé transmitem nas freqüências de 100,5 FM (Radio Voz da Ilha – Abial) e a outra na freqüência de 106,7 FM (Radio Xibé – Jerusalém), as rádios comerciais transmitem na freqüência 101,7FM (Mel FM), 91,7 (alternativa FM que na Realidade e apenas uma retransmissora da mesma), (Rural de Tefé AM). Você pode perceber que há uma grande diferença entre uma faixa e outra não DÀ para haver interferência entre o sinal de uma e de outra, dizer que uma interfere no sinal da outra e pura mentira.
Não somos Radio Pirata como as rádios Comerciais nos taxam Somos radio livres aparados pela constituição federal no seguinte Artigo: Artigo 5º ‘‘IV – é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato; IX – é livre a expressão da atividade intelectual, artística, cientifica e de comunicação, independentemente de censura ou licença. ’’ Artigo 13 Pacto de São José da Costa Rica ‘‘1. Toda pessoa tem o direito à liberdade de pensamento e de expressão. Esse direito inclui a liberdade de procurar, receber e difundir informação e idéias de qualquer natureza, sem considerações de fronteiras, verbalmente ou por escrito, ou em forma impressa ou artística, ou por qualquer meio de sua escolha. ’’ E outro Artigo 13 do Pacto de São José da Costa Rica; “3. Não se pode restringir o direito de expressão por vias e meios indiretos, tais como abuso de controles oficiais ou particulares de papel de imprensa, de Freqüências radioelétricas ou de equipamentos e aparelhos usados na difusão de informação, nem por quaisquer outros meios destinados a obstar a comunicação e a circulação de idéias e opiniões.” nos queremos simplesmente ter o direito de falar, mostrar nossa musica, opinião, denunciar os problemas de nosso bairro e mostrar nossa programação somente isso.
Nossa radio não tem e não visa fins lucrativos por isso ela não tem dinheiro. À nossa meta é fazer o melhor pela nossa comunidade transmitindo educação e dando aos jovens uma oportunidade para se entregarem a algo que não seja a marginalidade, fazemos isso através de oficinas de comunicação popular, por isso nós estamos exercendo nossa liberdade de comunicação sem autorização do governo federal, enquanto nos apenas buscarmos o melhor para nossa comunidade nos teremos o direito de transmitir a nossa programação sem censura ou licença, agora quando nos começarmos a buscar o ouro tendo em nossa radio o esquema do jabá e do reclames do plimplim ai sim seremos realmente piratas, pois estamos buscando o ouro e nossos próprios interesses, não seriamos radio livre e sim uma radio comercial sem concessão.
Deixo a todos um lembrete do que diz no artigo 19º da Declaração Universal dos Direitos Humanos leia medite e tire suas duvidas se devemos nos sujeitar a vontade de uma minoria de “UM” umas pessoas que querem que paremos de tocar o som que o povo realmente gosta de ouvir ou devemos fazer o que estávamos fazendo tirando adolescentes da marginalidade e tocando o som que as pessoas gostam de ouvir?
Artigo 19º da Declaração Universal dos Direitos Humanos: “Todo o individuo tem direito à liberdade de opinião e de expressão, o que implica o direito de não ser inquietado pelas suas opiniões e o de procurar, receber e difundir, sem consideração de fronteiras, informações e idéias por qualquer meio de expressão.”
“Um prego só é martelado quando se destaca” Ditado popular Japonês.
“A Inveja Faz com que mentiras surjam, e após a mentira surgir, tentam transforma - lá em verdade, se houver silencio ela se tornará verdade, porém se houver resistência todos saberão que é uma Mentira” Ditado popular Turco.

Gleison Martins
CMI - Tefé