Primeiros programadores da Rádio Xibé se formam

Na noite do dia 15 de Abril foi realizada a Colação de Grau dos formandos 2009 dos cursos de Geografia e Pedagogia do Centro de Estudos Superiores de Tefé da Universidade do Estado do Amazonas. Ambas as turmas entraram na Universidade no inicio do ano de 2006, neste período surgiu o coletivo do Centro de Mídia Independente de Tefé e logo mais a Rádio Livre Xibé. Nos primórdios da construção da experiência livre da Rádio Xibé e do CMI – Tefé teve uma participação fundamental e expressiva naquele momento dos acadêmicos do Curso de Geografia, pois era justamente no curso onde estavam presentes os fundadores e mais tarde programadores da Rádio.

No entanto vale destacar que as histórias tanto do CMI – Tefé e da Rádio Xibé não se limitou exclusivamente aos acadêmicos de Geografia, pois da mesma participaram acadêmicos de outros cursos, membros de movimentos culturais e comunidade em geral.

Como já é de conhecimento de boa parte das pessoas que acompanham a Rádio Xibé, a mesma passou por diferentes formas de ação ao longo de sua história. Surgindo no espaço acadêmico onde mais tarde teve sua antena roubada, daí passou a ser itinerante fazem atividades por toda a Amazônia com uma antena emprestada. A fase itinerante deu uma pequena parada agora no ano de 2010 para que a Rádio Xibé voltasse para o lugar de onde surgiu.

Hoje uma nova história está sendo construída pelos novos e antigos voluntários e programadores da Rádio, assim identificamos que uma semente foi plantada há quatro anos atrás por esses voluntários, essa semente cresceu e virou arvore forte como a Castanheira da Amazônia. Essa Castanheira nunca mais deixará de dar os seus frutos!

Autor: Pedro Pontes de Paula Júnior, formando em Geografia e eterno espoca bode da Rádio Xibé.

AnexoTamanho
DS.JPG25.44 KB