Centro de Mídia Independente realiza curso de Comunicação Popular em Tefé – AM

Durante os dias 8, 9 e 10 de Abril foi realizado em Tefé-AM um Mini Curso de Comunicação Popular, o curso é resultado de uma parceria entre o coletivo do CMI no município, o Diretório Regional dos Estudantes (DRE) e o Centro de Estudos Superiores de Tefé da Universidade do Estado do Amazonas – CEST/UEA. O curso teve por principal objetivo desenvolver conhecimentos teóricos e práticos de comunicação popular, fazendo assim compreender a importância da sua utilização pelos movimentos populares de Tefé, dando ênfase na utilização do rádio e da internet como mecanismo de comunicação livre.

O curso foi organizado com a intenção de ser aberto à comunidade interna e externa da universidade, não exigindo que os participantes possuíssem nenhum tipo de experiência técnica com comunicação. Dessa forma participaram do curso cerca de cinqüenta pessoas, sendo esses acadêmicos e professores do CEST/UEA, representantes do movimento indígena (etnia Kocama), da Colônia de pescadores da cidade de Tefé, do Sindicato de trabalhadores Rurais de Tefé e dos movimentos de Hip Hop e Punk.

No programa pedagógico de realização do curso as abordagens foram tanto teóricas como práticas, assim o curso foi dividido em dois momentos bastante distintos, sendo a abordagem teórica realizada nos dias 8 e 9 no auditório da Escola Estadual Gilberto Mestrinho e a abordagem prática no dia 10 no campus do CETS/UEA. A condução pedagógica do curso foi muito além de exposições orais e debates, nele também foram utilizados os vídeos “Hip Hop com dendê” (produção e direção por Fabíola Aquino) e Mixando a Liberdade – A Muda no Cenário das Rádios Livres. O conteúdo abordado durante o curso vislumbrou as mais variadas linguagens de comunicação popular e de difusão de informação. No terceiro e ultimo dia do curso os participantes colocaram em prática tudo aquilo aprendido durante as atividades teóricas, fazendo cadastro para publicação no site do CMI – Tefé & Rádio Xibé e mandando as suas mensagens na Rádio livre Xibé 106,7 FM.

Segundo o participante Juvan Leite o Mini – Curso de Comunicação Popular foi bastante importante, pois possibilitou o conhecimento de uma nova forma de comunicação, sendo um primeiro passo para o surgimento de novos comunicadores e radialistas.