Terceiro dia do Mini - Curso de Comunicação Popular (10 de abril de 2010)

Veja mais Fotos do Terceiro Dia.

No dia 10 de Abril de 2010 foi realizado o terceiro e ultimo dia do Mini – curso de Comunicação Popular, ao contrario dos dias anteriores às atividades foram realizada no Centro de Estudos Superiores de Tefé da Universidade do Estado do Amazonas – CEST/UEA. A mudança de local já estava preestabelecida na programação de atividades do curso, que pretendia no terceiro dia realizar tarefas práticas de publicação em sites (http://xibe.radiolivre.org e www.midiaindependente.org ) e de manipulação dos equipamentos da Rádio Livre Xibé. No terceiro dia foi totalizada a presença de 37 participantes.

As atividades foram iniciadas as 19:00hr no laboratório de informática do CEST/UEA, com a atividade por título “Como publicar conteúdo na internet”, sendo direcionada para a prática nessa temática a publicação no site do CMI e da Rádio Xibé. Tal atividade foi ministrada por Sérgio Luiz e Pedro Pontes. Ao longo de sua execução a atividade foi apresentando alguns problemas (origem técnica), por conta da baixa velocidade da internet da instituição a atividade prática não foi encerrada, sendo assim foram efetivados apenas alguns cadastros no site e os demais foram posteriormente aprovados pela moderação. A publicação de conteúdo por conta do problema teve apenas uma abordagem teórica com a utilização de slides mostrando o processo passo a passo.

Logo em seguida os participantes do Mini Curso foram direcionados ao estúdio da Rádio livre Xibé (sala do DRE), onde tiveram o primeiro contato com os equipamentos da Rádio e puderam manuseá-los. A dinâmica de manuseio dos equipamentos se deu da seguinte maneira: os participantes se identificavam falando os seus nomes e faziam suas respectivas avaliações sobre o conteúdo e a forma em que o Mini - Curso de Comunicação Popular foi realizado, durante a tarefa alguns a faziam como se estivessem já em seus programas na rádio. Toda a dinâmica foi transmitida ao vivo durante a atividade prática no estúdio da rádio, inclusive as falas dos ministradores do Mini – Curso, Pedro Pontes e Sérgio Luiz. Vale destacar as Seguintes falas dos participantes:

“Eu gostaria de agradecer as iniciativas do Pedro, do professor Feliciano e do Sérgio em nos proporcionar esse Mini – Curso de Comunicação Popular e a partir desse momento todos nós vamos sair daqui com uma nova mentalidade sobre comunicação... e isso só tem a nos engrandecer todos os dias ainda mais e este é o primeiro passo, futuramente teremos muitos locutores surgindo desse curso” (Juvan Leite).

“Aí galera que está ouvindo a Rádio Xibé! Aqui é a Camila do 6° período de Geografia, eu gostaria de desejar o meu boa noite e dizer que o curso de comunicação foi muito bom” (Camila).

“Boa noite a todos, eu sou a Vanderlúcia não sou aluna da UEA, mas faço parte do Sindicato de Trabalhadores Rurais de Tefé e vou aproveitar essa oportunidade de todos estarem me ouvindo para dizer que vai acontecer o movimento cultural da juventude dos trabalhadores rurais” (Vanderlúcia).

“Boa noite a todos os ouvintes da Rádio! Eu me chamo Elyomara e sou do 1° período de pedagogia... o Mini – Curso foi muito importante pra mim, porque nos mostrou como é possível ter total liberdade de expressão na comunicação que agente deve ter perante a sociedade e não ficar calado perante uma sociedade que não visa a liberdade de expressão. Então como coordenadora da pastoral da juventude quero aproveitar para mandar um alô para todos os ouvintes jovens..” (Elyomara).

Ao final da atividade alguns informes da lista de discussão da Rádio Xibé foram repassadas aos participantes do Mini - Curso, sendo alguns desses informes na esfera institucional do CEST/UEA e outras no campo da militância, onde inclusive foi destacada a possibilidade de realização de novos cursos de comunicação popular e oficinas de rádio novela ou de teatro nas ondas do rádio. Assim foi encerrado o Mini – Curso de Comunicação Popular realizado entre a parceria do Coletivo do Centro de Mídia Independente de Tefé, do Diretório Regional dos Estudantes e da Universidade do Estado do Amazonas.

Conforme preestabelecido na programação do curso, ao final das atividades deu-se inicio a reunião de grade da Rádio, onde alguns programas novos criados pelos participantes entraram na programação, são eles: Tamanho não é documento, De tudo têm, Sonidos, Frente a Frente com a História, Overdrive, O melhor do Hip Hop, Uma onda, Digite Enter, Juventude alternativa e etc. Para Quarta – Feira foi marcada uma reunião para organizar melhor as atividades de cada programa na rádio.