A Importância da Comunicação nas Reservas Mamirauá e Amaná.

Hoje com os meios de comunicação existentes fica mais fácil desenvolver nossos trabalhos, mas para isso precisamos de formação e qualificação.

O Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, sempre tem ajudado as comunidades das reservas, principalmente através da Linha de Ação Comunicação Comunitária.

Todas as comunidades têm organização, trabalham com vários tipos de atividades como na área de pesca e/ou agricultura familiar. Mas para realizar todas essas atividades precisamos ter uma comunicação eficaz em nossas comunidades. Com os comunicadores populares formados nas comunidades, e eles são responsáveis de estarem divulgando os trabalhos de seus setores dentro das reservas.

O Programa Qualidade de Vida com a Linha de Ação Comunicação Comunitária do Instituto Mamirauá sempre esta presente nas comunidades, e que tem como coordenadores Thiago Figueiredo e Marco Lopes, ambos realizam cursos de formação nessas comunidades, para que os jovens, adultos e crianças possam entender da importância de ter um meio de comunicação em sua comunidade. E esse projeto já tem dado muitos resultados positivos com destaque para algumas comunidades que estão melhor organizadas e que inclusive possuem suas Rádio Poste instaladas, fruto de uma boa organização.

E com isso se torna importante mostrar para outros setores, como que cada uma vem se desenvolvendo em seus setores. Podemos afirma que todas as comunidades que tem os comunicadores populares, são as que são, mas reconhecidas pelas populações, e que realmente sabem trabalhar, e usar essas ferramentas que estão disponíveis para eles, assim desenvolvem com mais força os trabalhos internos e externos de seus setores.

A comunicação faz a diferença para esse povo, mesmo por que onde tem organização tem que haver comunicação, e esperamos cada vez mais podemos ter cursos de formação, para que outros setores que ainda não têm comunicadores possam estar enviando seus jovens para estarem participando e começar a divulgar seus trabalhos desta forma irá crescer, e tornar-se reconhecidos por outras pessoas e instituições.

Tefé, 07 de Abril de 2010.
Cleuziomar Marinho.
Comunicado Popular, Setor Jarauá.

vamo que vamo

A comunicação é sem duvida alguma uma importante ferramenta nas lutas dos grupos sociais, então compartilhar conhecimentos e tecnologias é de mais, parabéns Instituto e comunicadores populares.