Voz da Ilha leva debate sobre software livre para a universidade

Voz da Ilha leva debate sobre software livre para a universidade

"Nos dias 7 e 9 de Abril, das 14:00 as 18:00, a Palestra sobre Ferramentas de Software Livre em Movimentos Sociais de Inclusão. Foi uma abordagem sobre o surgimento da informática e dos Sistemas Operacionais GNU Linux e Windows, e suas evoluções, com destaque para as ferramentas livre que o mundo GNU Linux pode oferecer aos movimentos que necessitam de confiabilidade no trafego de dados, armazenamento e construção de espaços de conversação e articulação.

Houve ainda debate sobre o futuro da internet, meios de segurança das informações através de emails e listas, a criptografia e sua importância com dados sigilosos. E ainda uma mostra de uso de programas livres em sistemas livres como: Ardour, Cinelerra, Inkscape, Gimp, Mixxx, Scribus. Foi uma exemplificação de como podemos utilizar estas ferramentas no dia a dia, e que podemos mobilizar com quase custo Zero, a criação de material para publicação e divulgação local.

Quando na apresentação, foi questionado sobre os mitos de virus em Software Livre, segurança de dados, recuperação de arquivos, coisas rotineiras e problemáticas que o windows oferece.

Toda a exploração da utilização dos programas, foi baseadas nas atividades que a rádio voz da ilha e xibé vem atuando, e nelas o uso de programas que nos permitem elaborar instantaneamente e como distribuí-los de forma livre. Mostrar que grátis não tem o mesmo significado que livre, e a importância na melhoria de qualidade de vida de nossa população.

Quem participou ficou surpreso, pois não conhecia as atividades dos coletivos, e se disponibilizaram a participar de qualquer outra atividade que as rádios realizarem. Elogios a parte, adoraram a iniciativas de grupos ativos de militância no município.

Foi como esperado a realização e retorno de debates e conversação."

Fonte:
http://vozdailha.radiolivre.org/voznauniversidade