Pesquisador de rádio João Malerba faz palestra na UEA de Tefé

Pesquisador de rádio João Malerba faz palestra na UEA de Tefé
No dia 29 de setembro de 2015, a aula de sociologia da educação do segundo período de geografia da UEA contou com uma apresentação do pesquisador João Malerba sobre a situação das rádios comunitárias na América Latina. Malerba é doutorando em comunicação pela UFRJ e militante da Associação Mundial de Rádios Comunitárias, e esteve em Tefé para realizar entrevistas com voluntários das rádios Xibé e Voz da Ilha para a sua tese.

Depois da sua apresentação, as cinco adolescentes do programa Club Five da Rádio Educação Rural de Tefé fizeram um relato sobre a experiência inovadora que estão realizando no rádio, abrindo espaço para a participação da juventude da cidade em um programa que possui o dinamismo das rádios comerciais, mas tem um caráter educativo e o apoio do educomunicador Welner Campelo (professor do C.E. Gilberto Mestrinho). No dia 20 de setembro as adolescentes fizeram uma apresentação sobre o seu trabalho para os participantes do "Projeto construção de minitransmissores da Escola Nazira" (também divulgado aqui no site como Ajuri da Educomunicação), e desde então passaram a integrar as atividades colaborativas do grupo.

Depois das meninas, no dia 29 Sérgio Fonseca e Jonas Duarte relataram como foi a oficina de rádio livre no encontro de jovens da comunidade São Sebastião, na FLONA-Tefé, e em seguida a turma assistiu vídeos sobre as atividades de comunicação popular do Projeto Saúde e Alegria de Santarém e de oficinas da rádio Xibé.