Ajuri da Educomunicação na Escola Estadual Nazira Litaiff Moriz

Ajuri da Educomunicação na Escola Estadual Nazira Litaiff Moriz

Nesta quarta (8/7/15), 19h, será o terceiro encontro de professores, estudantes e voluntários com o desejo de trabalhar a educomunicação na escola Nazira. A primeira regra do grupo é que dentro dele ficam abolidas as hierarquias entre professores, alunos, universidade, escola e moradores. Espera-se com isso maximizar a inteligência, a criatividade e a mobilização para promover transformações na escola Nazira e bairros próximos. Até o final de agosto os encontros serão para o compartilhamento de pesquisas individuais ou em pequenas equipes, além da discussão de filmes e o planejamento de um curso aberto à escola e ao bairro que será realizado no começo de setembro.

A ideia é o curso servir como espaço de aprendizagem e planejamento para um projeto coletivo de organização e mobilização na escola e no bairro entre outubro e novembro. O tema gerador do processo é "rádio livre na escola", mas a partir dele as possibilidades são ilimitadas. Já há colaboradores que vão trabalhar temas como "grêmio livre", "bullying", "educomunicação", "oficinas de física" e "culturas indígenas", mas a maioria ainda está escolhendo.

O encontros foram iniciados após a aprovação do Projeto de Construção de Mini Transmissores da Escola Nazira através do Programa Ciência na Escola da FAPEAM, que concedeu bolsas para 5 estudantes da escola e para a professora de física Leomicy Nascimento da Costa. Nos encontros estão se unindo estudantes da UEA com projetos de iniciação científica, TCC e extensão universitária, além de voluntários das rádios livres Xibé, Voz da Ilha e quem mais quiser. Até agosto todos os encontros deverão estar acontecendo nas quartas, 19h, e o espaço é aberto a quem quiser participar.

Educomunicação é um novo campo de reflexão e ação que se inspira nos trabalhos de educação popular de Paulo Freire e comunicação popular de Mario Kaplún. A foto desta notícia é da dança do Cangaço da Escola Nazira apresentando-se na festa junina da escola no dia 25/6.

Baixe aqui o livro "El Comunicador Popular" da Kaplún:
www.flacsoandes.edu.ec/libros/digital/42036.pdf