Município de Tefé e seus Techs Linux em atividades Libertárias - Parte I

Município de Tefé e seus Techs Linux em atividades Libertárias - Parte I
Desde o ano de 2006, quando houve a iniciativa de estarmos utilizando sistemas Linux para trabalhos voluntários como oficinas de instalação e apresentação, no Município de Tefé, no Amazonas.

Os coletivos da Rádio Xibé e Voz da Ilha, vem constantemente realizando um constante trabalho com esses sistemas e seus programas, elevando a formação tecnológica que as práticas de produção de conteúdo exige, é claro que, que o primeiro contato com programas como Scribus ou Cinelerra, levam um tempo para ter domínio, mas a aprendizarem diária e encontros de amigos em dias que não tem nada o que se fazer, reunem-se com suas máquinas na frente da casa de alguém do coletivo, e começamos a práticar.

Criar conteúdos para os sites:www.xibe.radiolivre.org e www.vozdailha.radiolivre.org, além de dar suporte a outros projetos como o www.amargem.libertar.org, www.movimento.libertar.org, e mais recente o www.sai.radiolivre.org, que são iniciativas de comunicação livre e aberta, onde as pessoas aprendem a publicarem utilizando de um sistema e programas linux, sem precisarem pagar um curso para aprender.

Hoje em Tefé-Am, atém movimentos anarquistas tem buscado no aprendizado livre da Xibé e Voz da Ilha, formas de independência tecnológica que garanta uma produção de impressos, em grupos que não utilizam programas mercadológicos, não se submetendo a pessoas que querem capitalizar o conhecimento de uma simples aula de gravação de cds.

A liberdade de expressão e o material livre e libertário, além de livros de eixo midiático e radiodifusor, todo esse conhecimento é posto a todos aqueles que querem ter mais conhecimento, e propagar como ondas de rádio, a verdadeira democratização da informação, comunicação e práticas mudança social consciente.

Quando alguém tem uma necessidade, e você pode ajudá-la de uma forma Linuxiana, é um prazer enorme em mostrar que naquele momento o Sistema Linux lhe salvou de alguma forma, ainda mais aqueles que tem problemas com sistemas proprietários e programas com licenças (isto é, o sistema/programa não é seu).

A formas de utilização mais frenquentes em Tefé, é a instalação em máquina antigas que quando obtidas, damos uma nova função e democratizamos a sua utilização. Proporcionando um contato contínuo e exercício de aprendizando no ato.

Queremos que todos os Tefeenses, possam desmistificar esses Sistemas Linux, cada sistema tem sua própria personalidade, assim como cada um de nós, resta-nos saber qual deles me agrada e satisfaz.

No próximo texto, vou contar como os ribeirinhos e indígenas utilizam Sistemas Operacionas Livres - LINUX - na resolução de seus problemas locais.